Cada vez mais as empresas precisam de engenheiros criativos

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Pessoas que possuem a incrível capacidade de combinar suas habilidades científicas e de engenharia com uma compreensão de arte, literatura, música e outros trabalhos criativos estão se destacando no mercado de trabalho, introduzindo cada vez mais produtos de grande popularidade e gerando indústrias bilionárias!

Um exemplo é Alvy Ray Smith, membro do IEEE, pioneiro em gráficos digitais e que ajudou a fundar a Pixar. A empresa produziu o primeiro longa-metragem de animação por computador, Toy Story, e desde então vem conquistando audiências de todas as idades com sucessos como o Monsters Inc., The Incredibles e Cars. A Pixar recebeu o Prêmio IEEE de Inovação Corporativa 2018.

O H910 Harmonizer, inventado pelo membro vitalício do IEEE Anthony Agnello, é um processador de efeitos de áudio digital que dá flexibilidade aos músicos e produtores, permitindo que eles, por exemplo, alterem o tom de um instrumento, atrasem um som ou façam com que ele se repita. O trabalho de Agnello foi reconhecido com um prêmio Grammy Técnico este ano.

Life Bellow Amar G. Bose fundou a Bose Corp., a empresa de equipamentos de áudio. O engenheiro de som visionário, que morreu em 2013, inventou o sistema de alto-falantes 901 Direct/Reflecting, um dos primeiros alto-falantes estéreo para usar o espaço em torno de uma sala em vez de direcionar todo o som diretamente para o ouvinte. O 901 permaneceu um padrão da indústria por 25 anos.

Esses são “exemplos de tecnologia e arte que se combinam para criar experiências que nenhum deles poderia fazer sozinho”, diz o IEEE Fellow S.K. Ramesh. Ramesh é diretor do programa AIMS2 da California State University, Northridge.

Como Steve Jobs disse ao lançar o iPad2, “está no DNA da Apple que a tecnologia sozinha não é suficiente; é tecnologia casada com artes liberais, casada com as humanidades, que nos dá o resultado que faz nosso coração cantar”.

Pode soar clichê”, acrescenta Ramesh, “mas eu realmente acredito que a engenharia é a disciplina renascentista do nosso século. Com a STEAM, temos a capacidade de educar de tal forma que possamos trazer mais criatividade e curiosidade aos alunos, bem como construir uma sociedade de trabalhadores mais diversificada e inclusiva. Tudo o que podemos fazer para tornar a engenharia mais significativa é a direção que precisamos seguir”.

Concorda?

Mais informações: http://bit.ly/2RovYtz

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